12 de Fevereiro de 2022, 15h:34 - A | A

Poderes / CONTRA A COVID

Mato Grosso tem mais de 600 mil vacinas estocadas; secretário cita preocupação

Estado tem vacina suficiente para aplicar dose de reforço em toda a população adulta e, ainda, a segunda dose em adolescentes e crianças.

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



A diminuição no ritmo de vacinação contra a covid-19 em Mato Grosso já tem causado preocupação para a Secretaria de Estado de Saúde. Segundo o gestor da Pasta, Gilberto Figueiredo, Mato Grosso tem vacina suficiente para aplicar dose de reforço em toda a população adulta e, ainda, a segunda dose em adolescentes e crianças.

Só no governo estadual são mais de 600 mil doses estocadas, segundo revelou Gilberto. Ele ainda destacou que os municípios também estão com imunizantes guardados e que o Estado já tem dificuldade para armazenar novas vacinas que estão sendo enviadas para Mato Grosso pelo Ministério da Saúde.

“Temos um estoque substancial de vacina e já estamos encontrando dificuldade para estocar as vacinas que chegam. Existe estoque à disposição dos municípios, e temos vacinas para toda a população adulta e para crianças. E essa vacina, especialmente a da Pfizer, requer condições especiais de armazenamento, a -80ºC, e temos mais de 600 mil vacinas estocadas”, disse o secretário. 

Como forma de dar “vazão” a esse estoque, Mato Grosso vai ser um dos estados que adotará a aplicação da quarta dose de vacina. Segundo Gilberto, os detalhes da imunização de reforço ainda vão ser definidos na próxima semana, quando uma resolução para orientar os municípios deverá ser editada após reunião do  Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER