DO CONEXÃO PODER
O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), anunciou na manhã desta segunda-feira (06) mais uma iniciativa do governo estadual para auxiliar o Rio Grande do Sul a mitigar os efeitos da catástrofe ambiental vivida nos últimos dias.
A ideia é repassar R$ 50 milhões ao governo de Eduardo Leite (PSDB), que deverão ser utilizados para a reconstrução de pontes, estradas, escolas, além de ajudar as famílias vítimas da tragédia climática. A proposta será debatida entre o governo, representantes do setor produtivo e também da Assembleia Legislativa.
"É uma grande tragédia e todos nós temos que nós brasileiros temos que nos emanar para ajudar a recuperar esse grande estado da federação"
Pela proposta, o valor será oriundo do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), e deverá contribuir para a reestruturação das áreas afetadas pelas fortes chuvas que devastaram o estado e afetaram cerca de 345 municípios.
Diversas cidades daquela região estão debaixo d'água, por conta do alagamento dos rios que provou enchentes, matando, destruindo casas e deixando milhares desabrigados.
"Todos nós estamos acompanhando com muita tristeza tudo aquilo que está acontecendo no Rio Grande do Sul. É uma grande tragédia e todos nós temos que nós brasileiros temos que nos emanar para ajudar a recuperar esse grande estado da federação", argumentou o governador Mauro Mendes.
Segundo o representante do executivo, carretas enviadas pela população com doações de alimentos, roupas e remédios também deverão seguir rumo ao sul do país levando ajuda humanitária.
“A sociedade civil de Mato Grosso está empenhada no recebimento de doações que devem seguir rumo ao Rio Grande do Sul e fortalecer essa grande corrente humanitária em prol de todos que foram afetados por essa tragédia”, declarou.
Além dessas ações, o Governo de Mato Grosso enviou na sexta e no sábado (03 e 04.05), equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) para auxiliar nas operações de busca e resgate na região.
A equipe da Ciopaer atua na região sob a coordenação da aviação do Rio Grande do Sul nas operações de resgate aéreo com auxílio de dois pilotos e três tripulantes da base mato-grossense.