10 de Setembro de 2022, 10h:00 - A | A

Poderes / SEGURANÇA PÚBLICA

Mauro: Armar a população até os dentes não diminui a violência

O governador argumenta que no Brasil, o porte poderia ser concedido para pessoas que moram na área rural, isoladas.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O governador Mauro Mendes (União Brasil) disse nesta quinta-feira (08), que colocar armas de fogo nas mãos da população não resolve o problema da Segurança Pública, em Mato Grosso e no Brasil. Segundo ele, “esse não é o caminho”.

"Eu não concordo com isso. Não é armando a população até os dentes que nós vamos diminuir a violência, isso não funciona assim. Nos Estados Unidos criou-se outros problemas em alguns outros países que fizeram isso também”, declarou em entrevista ao G1.

De acordo com o governador, o direito do uso de arma de fogo poderia ser concedido no Brasil, para aqueles que moram em área rural, isolados e até de difícil acesso.

“No Brasil o direito do cidadão em determinadas condições, como por exemplo quem mora lá no campo e tem uma propriedade isolada eu até acho que tem sim o direito. Agora na área urbana eu não acredito que esse seja o caminho”, completou.

O tema virou debate após a apresentação de um Projeto de Lei na Assembleia Legislativa, que pretende conceder o porte de armas para atiradores desportivos legalizados no Estado. A matéria chegou a ser aprovada, enviada para sanção, onde foi parcialmente vetada pelo governador.

Entretanto, a Justiça de Mato Grosso derrubou a lei aprovada sob o argumento de ser inconstitucional. Para Mauro, não cabe a ele ou a AL legislar sobre esses temas, mas sim o Congresso Nacional. 

“É um debate que ele pode ser feito por mim como governador e cidadão, mas a decisão disso não cabe a mim governador cabe ao Congresso Nacional. A constituição é muito clara, cada um tem uma atribuição e não é a minha atribuição ou da nossa Assembleia Legislativa criar esse tipo de lei, por isso o Ministério Público foi e derrubou”, explicou.

“Vira e mexe eu tenho debates políticos com eles sobre isso, às vezes eles fazem leis que eu até concordo, mas dependendo eu veto porque, mesmo eu gostando, é inconstitucional”, finalizou governador.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER