Quarta-feira, 09 de Julho de 2025

13 de Março de 2022, 18h:33 - A | A

Poderes / REAJUSTE DEVASTADOR

Mauro: Aumento do combustível vai explodir inflação, que já está matando o povo

Nesta semana, Petrobras anunciou reajuste de 25% no preço do diesel e 19% da gasolina

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O governador Mauro Mendes (UB) voltou a tecer duras críticas à Petrobras pelo reajuste de 25% no preço do diesel e 19% no valor da gasolina. Segundo Mauro, os impactos das ações da estatal vão surtir efeitos devastadores na população brasileira, que já está “judiada” com a alta da inflação.

“A Petrobras emplacou mais um aumento gigantesco, e isso vai chegar no preço da carne, do arroz, do feijão, do óleo, da roupa, do transporte coletivo, de tudo. Isso vai explodir a inflação que está judiando, está matando o povo brasileiro, principalmente os mais pobres”, criticou, demonstrando o “efeito dominó” provocado nas cadeias econômicas.

Mauro voltou a dizer que, para conter o avanço no preço dos combustíveis, é preciso que todas as partes contribuam, cedendo um pouco. Ele lembrou que, desde novembro, os governadores já tiveram o congelamento do ICMS. Agora, é preciso que o governo federal faça a sua parte.

“Tenho defendido que no momento de dificuldade, de crise, todo mundo tem que contribuir, dar uma parcela de contribuição. A Petrobras também tinha que dar uma contribuição segurando um pouco [o reajuste]. Nós governadores já estamos contribuindo”, disse.

Indiretamente, o governador também criticou a proposta aprovada no Congresso Nacional, na noite de quinta-feira (10). O projeto de lei colocado para votação prevê uma cobrança única do ICMS para combustíveis. Atualmente, a taxação é feita diversas vezes, conforme o produto vai passando pelas cadeias econômicas. 

Diversos governadores já se manifestaram contrários à proposta e prometeram acionar o Supremo Tribunal Federal contra o texto. Questionado, Mauro, porém, disse que ainda vai se inteirar do assunto e não respondeu se também vai assinar a ação.

Leia também 

Governadores vão ao STF contra mudança no ICMS dos combustíveis

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076