13 de Março de 2022, 18h:33 - A | A

Poderes / REAJUSTE DEVASTADOR

Mauro: Aumento do combustível vai explodir inflação, que já está matando o povo

Nesta semana, Petrobras anunciou reajuste de 25% no preço do diesel e 19% da gasolina

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O governador Mauro Mendes (UB) voltou a tecer duras críticas à Petrobras pelo reajuste de 25% no preço do diesel e 19% no valor da gasolina. Segundo Mauro, os impactos das ações da estatal vão surtir efeitos devastadores na população brasileira, que já está “judiada” com a alta da inflação.

“A Petrobras emplacou mais um aumento gigantesco, e isso vai chegar no preço da carne, do arroz, do feijão, do óleo, da roupa, do transporte coletivo, de tudo. Isso vai explodir a inflação que está judiando, está matando o povo brasileiro, principalmente os mais pobres”, criticou, demonstrando o “efeito dominó” provocado nas cadeias econômicas.

Mauro voltou a dizer que, para conter o avanço no preço dos combustíveis, é preciso que todas as partes contribuam, cedendo um pouco. Ele lembrou que, desde novembro, os governadores já tiveram o congelamento do ICMS. Agora, é preciso que o governo federal faça a sua parte.

“Tenho defendido que no momento de dificuldade, de crise, todo mundo tem que contribuir, dar uma parcela de contribuição. A Petrobras também tinha que dar uma contribuição segurando um pouco [o reajuste]. Nós governadores já estamos contribuindo”, disse.

Indiretamente, o governador também criticou a proposta aprovada no Congresso Nacional, na noite de quinta-feira (10). O projeto de lei colocado para votação prevê uma cobrança única do ICMS para combustíveis. Atualmente, a taxação é feita diversas vezes, conforme o produto vai passando pelas cadeias econômicas. 

Diversos governadores já se manifestaram contrários à proposta e prometeram acionar o Supremo Tribunal Federal contra o texto. Questionado, Mauro, porém, disse que ainda vai se inteirar do assunto e não respondeu se também vai assinar a ação.

Leia também 

Governadores vão ao STF contra mudança no ICMS dos combustíveis

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER