DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O governador Mauro Mendes (União Brasil) garantiu que o contingenciamento no orçamento de 2023, decretado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não deve impactar Mato Grosso. Segundo ele, o Estado tem uma "autonomia muito grande" em relação ao Governo Federal.
"Eu não conheço o conteúdo completo do decreto presidencial, porém o estado de Mato Grosso tem hoje uma autonomia muito grande em relação ao Governo Federal", garantiu o governador, em entrevista.
A suspensão decretada pelo governo petista, na ordem de R$ 1,5 bilhão, vai atingir diversos ministérios, mas os que serão mais afetados são Educação e Saúde, num montante de R$ 750 milhões. Segundo o presidente, o bloqueio tem objetivo de evitar o estouro no teto federal de gastos.
De acordo com o governador, o contingenciamento não vai afetar os recursos obrigatórios que são repassafos aos estados, único recurso que Mato Grosso tem recebido da União.
"Ele não pode contingenciar transferências obrigatórias e, o que nós temos recebido da União, basicamente, são as transferências obrigatórias", explicou.
Mauro salientou que todo o investimento que tem sido feito em Mato Grosso estão sendo executados apenas recursos próprios.
"Então eu não vejo nenhum cenário que possa impactar porque, existe uma intendência bastante consistente do Estado do Mato Grosso e aquilo que estamos fazendo de obra, investimento, tudo é com recurso próprio do Governo do Estado", emendou.