CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (DEM) voltou a defender, nessa segunda-feira (20), que a vacinação contra a covid-19 é a melhor forma de sair ileso na pandemia. Mauro ainda criticou aqueles que se posicionam contra o imunizante, e radicalizou no discurso, afirmando que não se vacinar é "cometer suicídio".
"80% daqueles que estão morrendo são aqueles que não vacinaram ou apenas tomaram a primeira dose. Então, uma boa forma de cometer suicídio é você não tomar a vacina ou não tomar a segunda dose", disse o governador, durante inauguração da Estação de Tratamento de Água do Cristo Rei, em Várzea Grande.
Na ocasião, Mauro comemorava a finalização do ano, destacando que 2021 também foi marcado pela pandemia da covid-19, que causou impacto muito grande e provocou a morte de milhares de pessoas.
"Estamos aqui graças a Deus e à ciência, porque foi a vacina que deu a oportunidade de rapidamente superarmos essa pandemia. [...] É uma grande bobagem falar contra a vacina, e a gente lamenta que algumas pessoas acreditem", disse o governador.
O discurso envolto de críticas aos negacionistas e em defesa da vacinação tem sido repetido pelo governador em diversas ocasiões nos últimos meses. A colocação é feita principalmente diante da diminuição de ritmo da vacinação em Mato Grosso.
De acordo com a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde, feita nesta segunda-feira (20), o Estado tem apenas 67% da população completamente imunizada, ou seja, com as duas doses aplicadas ou a dose única da Janssen. Segundo o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo, o cenário ideal seria de pelo menos 90% da população imunizada.
"A gente lamenta. Vamos continuar falando sobre isso, porque, a cada dia que passa, por mais que venham as variantes, e virão outras, as vacinas têm se mostrado muito eficientes para todas elas, minimizando riscos e salvando vidas", finalizou o governador.