Domingo, 13 de Julho de 2025

02 de Outubro de 2021, 14h:00 - A | A

Poderes / EM FASE DE FINALIZAÇÃO

Mauro confirma edital de concurso da Segurança Pública para este mês

Governador disse, ainda, que pretende chamar novos policiais penais, mas em quantidade reduzida

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



Cobrado constantemente para o chamamento e realização de novos concursos públicos, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), anunciou que os editais para concursos da Polícia Militar e Polícia Civil devem ser lançados já no mês de outubro.

Segundo o governador, o Estado também se organiza para fazer a convocação de outros aprovados em concursos anteriores da Segurança Pública, mas respeitando a real necessidade do chamamento.

“O concurso está sendo finalizado. Acredito que nos próximos 15 dias eu já feche isso lá. Então, vamos chamar gente, sim, vamos contratar mais policiais”, adiantou o governador, em entrevista à rádio CBN Cuiabá nessa quarta-feira (29).

“Estamos só fechando os números, porque eles pedem um mundaréu de gente e eu digo: ‘Opa, vamos devagar aí’. Eles têm que justificar para mim linha por linha do que estão pedindo e eu, concordando, acredito que agora no mês de outubro vamos finalizar isso e, muito provavelmente, publicar o edital”, completou.

Mauro ponderou que, no entanto, o Estado trabalha para aumentar a eficiência da atuação por meio do emprego de mais tecnologia nas áreas da Segurança Pública. Dessa forma, ele espera reduzir o número de servidores e, assim, não precisar chamar tantos novos funcionários.

O governador citou que no Sistema Penitenciário, por exemplo, o Estado tem investido em celas automáticas, mais câmeras internas de segurança e outros tipos de tecnologia, de forma que, na estimativa da Pasta, com apenas três policiais penais é possível monitorar mais de 430 presos.

“Está ficando mais eficiente e, com isso, nós vamos precisar de menos gente. Estamos fechando as cadeias menores, fazendo um trabalho para tornar o sistema mais eficiente, mais seguro e custando menos para o cidadão. Então, vamos chamar quem precisa. Eu não vou chamar se não tiver precisando”, finalizou.

Concurso

No mês de agosto, o governador já tinha anunciado um grande concurso para a área da Segurança Pública, prevendo ainda preenchimento de vagas no Corpo de Bombeiros e na Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

Na ocasião, Mauro havia destacado que Mato Grosso sofre com grande falta de pessoal na Segurança Pública há anos, principalmente em razão de limitações orçamentárias. Entretanto, com o caixa estadual em fluxo melhor, o anúncio dos concursos foi feito. O número total de vagas, porém, não chegou a ser divulgado.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076