DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou, nesta segunda-feira (02), que o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), terá três dias para definir qual será o traçado ideal do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) no município.
Segundo ele, os estudos realizados pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra) foram entregues ao Chefe do Executivo, sendo o traçado original e mais três alternativas.
"Entregamos a ele um estudo que foi feito pela Secretaria de Infraestrutura, dando ali as alternativas. Temos o traçado original e mais três alternativas. Ali, o que nós pensamos é que nós queremos fazer a obra", afirmou.
"E aí a população de Várzea Grande que tem a prerrogativa de escolher. E nesse momento, quem representa a população de Várzea Grande é o prefeito municipal, a Câmara dos Vereadores", emendou.
Mauro explicou que a recomendação técnica da Sinfra é para manter o traçado original, onde o BRT passe pela Avenida Couto Magalhães.
Entretanto, os comerciantes da Avenida Couto Magalhães, uma das principais para a economia várzea-grandense, realizaram manifestações para impedir a obra na via. A justificativa é que eles seriam prejudicados com a obra e exigem um novo traçado.
“Estamos colocando a posição técnica do governo, através da Secretaria, que é manter o traçado original (pela Avenida Couto Magalhães). É melhor, traz mais benefícios, mas nós vamos respeitar a posição que a prefeitura trouxer para nós, com os critérios que ela utilizar para tomar essa decisão”, disse.
BRT na Avenida da FEB
O traçado que vem sendo defendido pelo prefeito Kalil, é que o BRT siga o traçado original do Veículo Leve Sob Trilhos (VLT), que ele siga pela Avenida da Feb até o local onde está sendo armazenado os vagões do antigo modal, onde lá seja construído um terminal.
"Acho que essa decisão é a mais acertada para o momento. Fazer as obras e construir o terminal onde ia ser o VLT".