Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

17 de Março de 2025, 08h:33 - A | A

Poderes / BANDIDAGEM VIOLENTA

Mauro dá ordem para que governo deixe de chamar facções de organizações criminosas

Medida é para enfatizar caráter hediondo das práticas de grupos criminosos que atuam no estado.

APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER



O governador Mauro Mendes (União) determinou que o Governo do Estado deixe de usar o termo “crime organizado” e adote a expressão "facções criminosas" para se referir aos criminosos que praticam crimes violentos relacionados ao tráfico de drogas. A ideia é justamente ressaltar a periculosidade desses grupos e a extrema violência dos atos praticados por eles.

“O que nós estamos combatendo duramente são facções criminosas. Nós precisamos conceituar adequada e corretamente, com os predicados”, disse durante evento no Palácio Paiaguás nesta terça-feira (11).

 

“Aqui, o que hoje é realmente o câncer da sociedade brasileira, chamam-se facções criminosas na forma que todos nós sabemos que eles atuam no estado”, acrescentou.

 

 A fala foi feita durante o evento de lançamento do serviço de denúncia anônima para pessoas que estejam sendo extorquidas por faccionados.

  

A ideia é impedir que se repitam episódios como os registrados em Paranatinga, quando duas lojas foram incendiadas em razão da cobrança de uma taxa de segurança para os criminosos.

A ação integra o programa Tolerância Zero contra Facções Criminosas, criado para conter o avanço desses grupos dentro e fora do sistema penitenciário.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076