Segunda-feira, 14 de Julho de 2025

23 de Maio de 2023, 10h:09 - A | A

Poderes / DESMATAMENTO ILEGAL

Mauro defende queima de maquinários: "Temos que dar prejuízo a quem prejudica a sociedade"

Governador de Mato Grosso defendeu ainda mais rigor na legislação.

APARECIDO DO CARMO
RAFAEL COSTA



O governador Mauro Mendes (União) se colocou contra o projeto que tramita na Assembleia Legislativa para proibir os órgãos de fiscalização do Estado a destruir maquinários utilizados para desmatamento ilegal em Mato Grosso. Para o chefe do Executivo Estadual, afrouxar a regra só traria prejuízo para o estado.

Para alguns deputados estaduais, o maquinário apreendido em ocorrências de desmatamento ilegal deveria ir para produtores da agricultura familiar e não destruídos, como determina a legislação atualmente.

“Olha, eles tinham que olhar para isso: R$ 77 bilhões de prejuízos. Se afrouxar a regra esse prejuízo vai para quanto? Além do prejuízo do gasto do governo, tem o prejuízo ambiental, tem o prejuízo da imagem de Mato Grosso perante os mercados, então eu acho que nós temos sim que dar prejuízo para quem está dando um prejuízo gigantesco para a sociedade”, disse.

 

 Segundo Mauro Mendes, nenhum órgão do Estado está excedendo o que determina a legislação no que diz respeito ao combate ao desmatamento ilegal em Mato Grosso. Para ele, mudar a lei seria "afrouxar" a pena para quem desmata.

 

 “Olha o tamanho dessa conta que todos os cidadãos estão pagando para combater um criminoso e aí quer aliviar a pena deles?”, questionou o governador.

 

 Mendes ainda defendeu rigor ainda maior na legislação: “Eu acho que nós temos é que endurecer mais a pena e não vir com essa historinha de afrouxar, porque aí seria premiar quem comete crime”, concluiu.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076