APARECIDO DO CARMO
DO CONEXÃO PODER
O governador Mauro Mendes (União) cobrou, nessa terça-feira (14), que deputados federais e senadores assumam suas responsabilidades e não deixem que o Judiciário legisle no Brasil. A fala foi feita durante discurso no evento Lide Brazil Investment Forum, em Nova Iorque.
“Precisamos cada vez mais que o Congresso Nacional assuma para si o seu papel, que não deixe o Judiciário legislar no lugar dos senhores parlamentares federais e senadores, criando regras descoladas da realidade brasileira”, disse o governador, sendo aplaudido pelas lideranças políticas e empresariais presentes.
A fala do governador Mauro Mendes, voltada para investidores internacionais, está inserida num contexto de cobrar das lideranças políticas que derrubem a burocracia que emperra o desenvolvimento do país.
Durante o evento, Mauro destacou que é preciso fazer mais do que o “possível” e mirar no que é “necessário”.
Pelo menos desde 2022, o papel desempenhado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no cenário político nacional vem sendo questionado. Na prática, decisões do Executivo e do Legislativo são derrubadas ou adaptadas conforme o entendimento dos 11 ministros que compõem a Corte Suprema.
Para Mauro, é preciso que cada um dos Poderes constituídos cumpra o seu papel constitucional, visando o desenvolvimento nacional.
“Isso é fundamental, que cada um exerça o seu papel. Nós no Executivo, cada um cumprindo a sua agenda e transformando esse país de oportunidade, esse país do futuro no país do presente”, concluiu o governador.