06 de Janeiro de 2022, 13h:52 - A | A

Poderes / "ESTÁ SOB CONTROLE"

Mauro diz que não vê risco de colapso e descarta reabrir Centro de Triagem

Governador diz que atenção básica, como descoberta de doenças, é atribuição dos municípios

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), reconheceu que o Estado vive um aumento de casos de covid-19, frente aos baixos índices registrados nos meses anteriores, mas afirmou que não há indicadores que apontem possibilidade de risco de colapso no sistema de saúde.

"Está tendo um aumento de casos, sim, e isso é perceptível, mas, como a maioria da população está vacinada, não está passando de uma gripezinha. Ou está tendo uma gripe, ou algum reflexo, mas está tudo sob controle. Então, não temos nenhum elemento para confirmar sobre isso [risco de colapso]", avaliou o governador em entrevista na última terça-feira (4), no Palácio Paiaguás.

O chefe do Executivo ainda lembrou que a maioria das mortes que têm ocorrido por covid-19 em Mato Grosso, que chegou a ter uma média de duas mortes por mês entre setembro e novembro, são registradas em pessoas que não tinham o ciclo de imunidade completo, ou seja, a aplicação das duas doses contra a covid-19.

Leia também - Instituto aponta avanço da variante ômicron em MT; Ses diz que ainda não foi notificada

Outro ponto do governador foi que o Estado não tem intenção de reabrir o Centro de Triagem da Covid-19, instalado na Arena Pantanal, em Cuiabá, no início da pandemia, uma vez que, em sua visão, os municípios da região tiveram tempo para se preparar para a demanda,

“Isso é função da Atenção Básica. As prefeituras têm que cumprir esse papel. Lá no auge da pandemia, no começo, o governo fez esforço adicional para ajudar a Baixada Cuiabana. Agora, teve tempo suficiente para qualquer prefeito se programar, ir atrás de teste e de organizar sua rede. Isso é uma função objetiva e direta das prefeituras municipais”, disse.

O Centro de Triagem foi fechado em outubro de 2021, depois de registrar, conforme o governo estadual, mais de 240 mil atendimentos no período de pouco mais de um ano. Atualmente, segundo o painel epidemiológico, atualizado em 5 de janeiro, Mato Grosso teve 559.39 casos confirmados de covid, sendo 14.071 óbitos registrados. Já em Cuiabá foram 114.752 mil casos notificados e 3.557 mortes. Os dados são estaduais.

Contudo, ao contrário do que colocou o governador, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (DEM), já ponderou que teme risco de colapso, uma vez que o Estado desabilitou leitos de UTI covid para transformá-los em UTIs comuns para cirurgias eletivas.

Leia mais

Gilberto alerta para risco de agravamento da pandemia e colapso na saúde em 2022; assista

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER