29 de Agosto de 2022, 16h:37 - A | A

Poderes / FIM DO VLT

Mauro: Emanuel perdeu todas por estar ‘errado’

Assainado: obras devem começar em 2023

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O governador Mauro Mendes (União Brasil) afirmou na manhã desta segunda-feira (29), que o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) havia prometido uma "saraivada" jurídica para impedir a troca do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para o Bus Rapid Transit (BRT), mas "perdeu todas porque estava errado".

Nesta manhã, o governador assinou a ordem de serviço para dar início às obras após o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubar, na semana passada, uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que havia atendido ao recurso interposto pela Prefeitura da Capital para impedir a troca do modal.

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 "Lembra que ele prometeu uma saraivada, uma guerra jurídica, contra o BRT? Ele perdeu todas. Perdeu no TCE, perdeu na Justiça de Mato Grosso, perdeu na Assembleia Legislativa, perdeu em tudo que ele tentou porque estava errado. Nós estávamos certo e ao final de hoje nós vamos assinar o contrato e virar essa página", declarou governador.

 

“Então, não há mais recurso, já chegou ao STJ. Essa decisão foi tomada, após providências que o Estado tomou colocando um novo projeto mais econômico (...) Todas as esferas já haviam aprovado", emendou. 

 

O Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela empresa Nova Engevix, foi o vencedor da licitação, realizada em março. Ao todo, a obra de mobilidade urbana foi orçada em R$ 468 milhões.  MT já havia gasto cerca de R$ 2 bilhões com o VLT, a obra mais cara da Copa de 2014 e que foi símbolo da corrupção do governo Silval Barbosa. 

  

Segundo o cronograma, o BRT deverá ser entregue funcionando para a população de Cuiabá e Várzea Grande num prazo de dois anos e meio.

Para Mauro Mendes, essa foi a melhor escolha para solucionar o problema de mobilidade urbana das duas cidades.

"Eu me sinto feliz porque foi uma decisão técnica, foi uma decisão tomara não por mim, eu simplesmente fiz aquilo que me foi recomendado por um estudo de mais de mil páginas feito por técnicos do governo com a participação de representantes da Caixa Econômica, Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, que ao final concluiu que o BRT é a melhor solução, ela é tecnologicamente igual, ela é tecnologicamente muito moderna, elétrica, tem mobilidade, tem todos os requisitos dos melhores sistemas de transporte do mundo e custa barato", declarou.

A obra

O Consórcio Construtor BRT Cuiabá é responsável pelas construções de 46 estações, de um terminal que vai ligar a região do Coxipó à Grande CPA, Centro da Capital até a cidade de Várzea Grande.

Ainda está prevista a construção de um viaduto para passagem do BRT na rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa e Beira Rio, uma nova ponte sobre o Rio Coxipó, a criação de um parque linear na Avenida do CPA, a requalificação do Largo do Rosário e demais adequações no trânsito. 

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