RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER
O governador Mauro Mendes (União Brasil) declarou na segunda-feira (10) que organizações criminosas têm financiado invasões de terras em municípios de Mato Grosso visando a apropriação por usucapião, que é o estabelecimento da moradia após cinco anos. A declaração foi dada durante discurso a uma plateia de empresários e produtores rurais na abertura da 55ª Expoagro (Exposição Agropecuária) no Parque de Exposições Jonas Pinheiro em Cuiabá.
"Nestes locais de invasões, muitos deles estão ali sendo cooptados por organizações criminosas, por pessoas que muitas vezes não têm a necessidade objetiva de construir um lar. Não é iniciativa de quem necessita de políticas sociais para moradia", disse.
De acordo com o governador, um dos exemplos disso ocorreu recentemente no interior, quando a Polícia Militar descobriu que havia uma estrutura que incluia no local seguranças e até aparelhos de refrigeração para garantir conforto no local.
40 mil casas populares serão construídaqs, sem necessidade de invadir lotes urbanos e rurais.
"Tivemos uma invasão no Araguaia feita por pessoas que tinham o pretexto de invadir para ocupar uma terra que passaria a ser produtiva. Eram pessoas que chegaram no local com seguranças, sistemas refrigerados, estrutura de gente grande, que na verdade atendia aos interesses de uma organização criminosa tentando achacar no campo quem vive de sua legítima propriedade", destacou.
Mendes ainda externou que as forças de segurança estão atentas a esse tipo de movimentação e dispostas a reprimir invasões ilegais de terras em todos os cantos de Mato Grosso.
"Eu recomendo o seguinte: em qualquer invasão ilegal basta acionar a Polícia Militar e a Polícia Civil que qualquer esbulho possessório será combatido em 24 horas nos termos da lei", concluiu.