DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O governador Mauro Mendes (União Brasil) garantiu o pagamento de 100% da Revisão Geral Anual (RGA) em 2023. O Chefe do Executivo afirmou que a reposição estará na Lei Orçamentária Anual (LOA), que será encaminhada à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) até setembro.
“Existe uma legislação e um pronunciamento claro do Governo. Está na previsão da Lei Orçamentária deste ano, e estará lá que aquilo que for inflação será pago aos servidores. Diferente disso, existe legislação específica, o governo do Estado deve ter muito respeito com os seus servidores, porque são importantes, mas nós somos servidores públicos e estamos aqui para servir ao público dentro de lógicas razoáveis”, garantiu governador durante coletiva de imprensa onde anunciou sua pré-candidatura à reeleição.
Embora tenha garantido o reajuste, Mauro Mendes ressaltou que os servidores públicos de Mato Grosso têm uma das maiores médias salariais do Brasil.
“Não é de desconhecimento de ninguém aqui que o Estado de Mato Grosso tem hoje a segunda média salarial do Brasil. Então nós vamos, e isso já está definido, este ano vai estar lá na Lei Orçamentária que vai ser encaminhada até setembro com 100 % da reposição inflacionária já garantida”, completou.
Em junho, os servidores públicos do Estado buscaram, por meio de um decreto legislativo, derrubar uma decisão que barrou o pagamento do RGA de 2018, em 4,19%. Entretanto, a proposta foi derrubada por maioria dos deputados estaduais na Assembleia Legislativa.
O presidente do Legislativo Estadual, deputado Eduardo Botelho (União Brasil), havia sugerido incluir na LOA o percentual que não foi pago nos últimos anos. Entretanto, o Governo do Estado já descartou a possibilidade de fazer o pagamento.