31 de Outubro de 2023, 16h:33 - A | A

Poderes / GOVERNO QUER GESTÃO

Mauro lamenta movimento de senadores petistas para barrar estadualização do Parque de Chapada

Governador afirma que nas mãos do Estado investimentos para atrair turistas serão potencializados

RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER



O governador Mauro Mendes (União Brasil) lamentou a articulação de senadores apoiadores do Governo Federal contrários à estadualização do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães. A declaração foi dada à imprensa na tarde de segunda-feira (30). Numa articulação liderada pela senadora mato-grossense Margareth Buzetti (PSD), a Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou no dia 11 o projeto de lei que transfere ao Estado a responsabilidade pela gestão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. No entanto, senadores do PT e de outros partidos aliados de Lula trabalham para travar o projeto.

“Eu lamento, porque o Parque da Chapada, todo mundo sabe que está há décadas sem investimentos e é um parque que tem um potencial turístico gigantesco. Um dia desses, vi numa rede social uma postagem de alguém relevante fazendo severas críticas à infraestrutura dentro do parque e, inclusive, comparando com outros parques que existem do Governo Federal no Brasil”, disse.

Leia mais: Senadores da base petista querem impedir estadualização do Parque de Chapada

O texto aprovado pela Comissão propõe a transferência da gestão do parque do Governo Federal ao Estado com o objetivo de assegurar a preservação dos recursos naturais e proporcionar oportunidades na área de educação, pesquisa científica e desenvolvimento turístico. Em contrapartida, o Estado deverá aplicar anualmente, em obras e serviços, o valor mínimo de R$ 66 milhões, totalizando R$ 200 milhões em 3 anos. 

Mendes reclama do baixo investimento realizado no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, avaliando que o Estado poderá apresentar melhores resultados ao local a partir de um cronograma de investimentos mais amplo.

“O plano de investimento proposto no programa de concessão é pífio. Todo mundo sabe disso. Nós estamos tentando construir um caminho alternativo. Eu espero que, para o bem do trabalhador, do cidadão mato-grossense e para o orgulho de todos nós, o Governo Federal reconheça isso e nos autorize a tocar esse parque e fazer os investimentos necessários”, disse.

O recurso apresentado pelos senadores aponta a inconstitucionalidade do projeto, caracterizando a transferência indevida de atribuição federal a um Estado-membro da Federação. Atualmente, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER