28 de Junho de 2022, 08h:00 - A | A

Poderes / POLÊMICA DO SERTANEJO

Mauro prepara projeto que proíbe deputados destinarem dinheiro do governo para shows nacionais

A proposta deverá ser encaminhada para a Assembleia Legislativa ainda esta semana.

DAFFINY DELGADO
DO REPÓRTERMT



O governador Mauro Mendes (União Brasil) garantiu na tarde de segunda-feira (27), que vai enviar à Assembleia Legislativa de Mato Grosso um Projeto de Lei (PL), que limitará os recursos públicos e emendas parlamentares somente para artistas mato-grossenses, sem uso de recurso público para shows de artistas nacionais.

Mauro explicou que o objetivo da proposta é valorizar os artistas locais e colocar um “freio de arrumação” diante de tantas polêmicas.

"O apoio à cultura precisa ter, apoio a projetos culturais importantes, mas temos que apoiar cidadãos mato-grossenses, o artista mato-grossense. Eu vou mandar uma lei para a Assembleia que vai limitar os recursos da cultura aos artistas mato-grossenses", afirmou."Se alguém quer fazer um show nacional, ok, pode fazer, ninguém está proibindo de fazer. Agora, o dinheiro público mato-grossense é para apoiar os artistas mato-grossenses, a cultura mato-grossense", emendou governador.

O gestor também comentou sobre a polêmica que envolve o reality show “Casa Digital MT, custeado com dinheiro de emenda parlamentar do deputado estadual, Eduardo Botelho (União Brasil).Para ele, as emendas são impositivas, mas destacou que se houve desvio de finalidade, os responsáveis deveriam ser punidos no rigor da lei.

“As emendas são impositivas, o governo tem por tradição acolher a indicação dos deputados, se a gente não faz, cria um problema político com eles. Todo mundo sabe disso. (...) Agora, podemos até discutir, a partir de um caso concreto, e eu já estou até preparando, vou mandar para a Assembleia essa semana um projeto de lei para normatizar um pouco essa história, até para acabar um pouco com essas confusões, tem dado muita polêmica, acho que precisamos fazer um freio de arrumação", finalizou governador.

Polêmicas 

A polêmica sobre o uso de dinheiro público para custear shows nacionais milionários veio à tona em maio, após um show da dupla Zé Neto e Cristiano realizado na cidade de Sorriso (420 km de Cuiabá).

O caso repercutiu e virou tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Congresso Nacional. As investigações ainda não tiveram início em Brasília, entretanto, os Ministérios Públicos de vários estados já investigam o suposto desvio de recurso público envolvendo os eventos.

Na semana passada, veio à tona a polêmica em torno do reality Casa Digital. O projeto recebeu uma emenda de R$ 450 mil.

Segundo o deputado Eduardo Botelho, responsável pelo recurso que custeou o evento, o dinheiro deveria ter sido destinado para a capacitação de digital influencers mato-grossenses com o objetivo de divulgar as potencialidades econômicas, culturais, gastronômicas e turísticas de Mato Grosso.

Ele inclusive acionou o Ministério Público de Mato Grosso para  que seja investigado possível desvio de finalidade da emenda.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER