13 de Março de 2025, 12h:33 - A | A

Poderes / NA COP 30

Mauro quer "colocar dedo na ferida" e cobrar repasses financeiros de países ricos por preservação ambiental

Mauro Mendes afirmou que Brasil precisa mostrar que não é "vilão ambiental" e os países ricos têm que passar a contribuir efetivamente.

DO CONEXÃO PODER



O governador Mauro Mendes propôs que, durante a Conferência Mundial do Clima (COP 30) deste ano, no Pará, os estados da Amazônia Legal cobrem os países ricos a "contribuir com a preservação".

"Temos que compreender que o Brasil não pode ser o país 'não pode' daquilo que todos os grandes países do mundo fazem e não nos deixam fazer, utilizando de barreiras ambientais ou de argumentos pseudoambientais. Nessa COP, vamos colocar o dedo na ferida daqueles que sempre apontaram o dedo para o Brasil", destacou.

 

Mauro participou da reunião sobre os preparativos do evento, nesta quarta-feira (12/3), junto com os demais governadores dos estados que compõem a chamada Amazônia Legal.

 

 "Nos últimos anos, os países ricos e desenvolvidos têm aumentado as emissões de carbono e a produção de carvão. Nós temos que dizer na COP, com muita clareza e com muita altivez, que aquilo que o Brasil faz e aquilo que nós fazemos na região amazônica, em termos de preservação, são poucas regiões do planeta que fazem", destacou.

 

 Para o governador, está na hora de os países desenvolvidos começarem a contribuir efetivamente com a preservação ambiental promovida pelo Brasil, aportando recursoa financeiros.

  

De acordo com Mauro, apesar de o Brasil produzir energia quase que 100% renovável e ter grandes ativos de preservação, ainda é colocado como "vilão ambiental".

"Vamos mostrar a nossa agricultura sustentável, que o estado de Mato Grosso lidera, ultrapassando a barreira de mais 100 milhões de toneladas nesse ano. Estamos dando uma grande contribuição à segurança alimentar do planeta, à exportação do nosso país, e nós não podemos ser capturados por narrativas que são travestidas de interesses ambientais, mas que, no final, estão refletindo interesses comerciais de alguns dos nossos concorrentes", afirmou.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076