13 de Março de 2023, 15h:17 - A | A

Poderes / TOLERÂNCIA ZERO

Mauro quer triplicar valor de multa contra desmatamento ilegal: "Iremos atuar com mãos de ferro"

Um projeto deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa já nas próximas semanas.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O governador Mauro Mendes (União Brasil) garantiu na última semana, que pretende triplicar o valor das multas aplicadas contra o desmatamento ilegal em Mato Grosso. Segundo ele, a ideia está em estudo e um projeto deverá ser encaminhado à Assembleia Legislativa nas próximas semanas.  

“Nós iremos atuar com mão de ferro", declarou.

Durante o lançamento da Operação Amazônia que visa o combate ao desmatamento ilegal, que foi realizada na manhã desta terça-feira, o governador explicou que pediu para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) realização de um estudo para essa ampliação.

 

 Atualmente, o valor inicial da multa por desmatamento ilegal é de R$ 5 mil por hectare na região da Amazônia Legal. Esse valor ainda pode sofrer acréscimos conforme situações previstas em lei, como, por exemplo, o uso de fogo ou área localizada em Unidade de Conservação.

 

 Mauro explicou que as ações adotadas até o momento pelo Governo do Estado já têm causado a redução do desmatamento, mas ainda é preciso avançar no combate a esse tipo de crime.

 

 “O desmatamento ilegal caiu em Mato Grosso. Quando nós iniciamos, em 2019, 5% do desmatamento feito era legal e 95% era ilegal, no ano passado 36% do desmatamento foi legal, teve autorização, estava de acordo com a lei. Então existe uma tendência de inversão dessa curva, mas nossos esforços estão concentrados para reduzir o desmatamento ilegal porque essa atividade prejudica o nosso Estado e a nossa imagem no mercado internacional”, disse.

A expectativa é que nas próximas semanas um projeto de lei seja encaminhado para o Legislativo Estadual. Caso seja aprovada a proposta do governo, a nova legislação entrará em vigor ainda este ano.

"Eu solicitei à secretária Mauren [Lazzaretti, Meio Ambiente] que comece um estudo para que possamos ampliar, de forma muito significativa, o valor da multa que é aplicado ao desmatamento ilegal. Nós esperamos chegar este estudo para que nós possamos encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa, para que essa multa possa dobrar ou até mesmo triplicar para aqueles que praticarem desmatamento ilegal”, finalizou.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER