DAFFINY DELGADO
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (DEM) respondeu uma postagem da banda britânica Coldplay no Instagram, nesta terça-feira (24), que convocou comprometimento do governador com o meio ambiente, em Mato Grosso. Na postagem, ele provocou ao dizer que "ficará feliz em sentar à mesa e discutir o tema com os países que têm pelo menos 40% de área total preservada, pois nós temos 62%".
De acordo com o governador, o Estado tem mantido o desmatamento sempre dentro da meta estabelecida na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP23) em 2017.
"Olá, amigos do Coldplay. De preservação e de cumprimento de compromissos ambientais Mato Grosso entende bem e ficaremos felizes em sentar à mesa e discutir com os países que têm pelo menos 40% de área total preservada, pois nós temos 62% do nosso território totalmente preservado. Nenhum estado ou país do mundo tem isso", diz trecho de publicação.
Leia também: Banda Coldplay convida Mauro para debater mudanças climáticas
"Investimos em conscientização, fiscalização e punição rigorosa. É por esse esforço que reduzimos 21,7% nos alertas de desmatamento nos últimos 12 meses, em comparação ao mesmo período do ano anterior, só para citar um exemplo. Mato Grosso dá exemplo para o mundo! Aproveito para convidá-los a conhecer Mato Grosso, nossas belezas naturais e todo o trabalho que fazemos em prol do meio ambiente. Será uma honra recebê-los!", completou.
Além de Mauro, a banda marcou os governadores Wilson Lima (Amazônas), Waldez Góes (Amapá), Camilo Santana (Ceará), Helder Barbalho (Pará), coronel Marcos Rocha (Rondônia), João Azevêdo (Paraíba) e Wellington Dias (Piauí).
Na publicação, os britânicos também divulgaram o festival Global Citizen Live, que faz parte da instituição Global Citizen, uma campanha utilizada como parte de “um plano de recuperação para o mundo”. O evento será realizado no dia 25 de setembro.
Alguns governadores já chegaram a responder a postagem do Coldplay, como por exemplo o Waldez Góes. "Para sobreviver, o mundo merece muito mais do que a humanidade oferece neste momento da história. Somente com um forte vínculo desenvolvido a partir da unificação global, seremos capazes de efetivamente iniciar uma nova era de restauração do planeta. A região amazônica está cumprindo seu dever. Conte conosco", escreveu o governador do Amapá.