APARECIDO CARMO
RAFAEL COSTA
O governador Mauro Mendes (União) afirmou, nesta terça-feira (05), que entende a preocupação dos comerciantes da Avenida Couto Magalhães, em Várzea Grande, que veem com desconfiança a ideia de implantar na via um corredor para o Ônibus de Transporte Rápido (BRT, na sigla em inglês). Entretanto, ressaltou que o Governo do Estado, desde que retomou as obras do modal em substituição ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), tem “mostrado seriedade".
“Acho que eles têm razão, porque tem aquele ditado popular que diz: ‘cachorro mordido por cobra tem medo de linguiça’. Não é isso? O que significa isso? Durante muito tempo aquela Avenida da FEB ficou lá, um estrago, atrapalhou a vida de muita gente, então eles têm medo que isso aconteça. Agora, o governo tem mostrado seriedade, a obra está andando a todo vapor ali”, explicou Mauro.
Na segunda-feira (04), uma reunião foi realizada no Palácio Paiaguás para tratar o assunto. Participaram, além do governador, o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), o senador Jayme Campos (União) e o deputado estadual Júlio Campos (União).
Conforme o governador, após a reunião, ele solicitou à Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) que faça uma série de verificações técnicas para encontrar uma solução definitiva para a Couto Magalhães e que seja boa para todas as partes
“O governo está sempre disposto a dialogar e fazer aquilo que tecnicamente é melhor pelo menos para a maioria da população de Várzea Grande, dos usuários do transporte coletivo”, afirmou.
O que está em discussão
Conforme mostrou o RepórterMT, os empresários temem que a construção de uma pista de concreto do lado direito da pista espante a clientela, já que haveria dificuldade não apenas de estacionar, mas também de acessar o comércio.
Após a reunião entre as lideranças políticas de Várzea Grande com o governador, ficou definido a realização de três estudos pela Sinfra. A primeira ideia prevê a continuidade do trajeto inicial, com o modal passando pela Av. Couto Magalhães, na região do centro comercial, mas sem que o asfalto seja retirado para a concretagem da pista. No caso, seria feito somente um reforço asfáltico na via, levando o corredor de ônibus até ao terminal.
Já a segunda possibilidade é que o BRT passe somente pela Filinto Müller, nos dois sentidos, indo e voltando do terminal. A última ideia, apresentada pelo prefeito Kalil, é a construção do terminal do BRT onde seria o terminal do VLT, próximo ao aeroporto, o que mudaria o percurso dos ônibus, fazendo o corredor ficar somente na Av. da FEB até a área onde hoje ficam os vagões do VLT.
A expectativa é que a decisão final sobre o modal seja tomada até o fim do mês.