EUZIANY TEODORO
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (União Brasil), o senador Wellington Fagundes (PL) e o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), são os mais lembrados para a disputa ao Governo do Estado, em pesquisa do Instituto PercentBrasil, com vistas à eleição deste ano.
Na pesquisa espontânea, quando os próprios entrevistados citam em quem votariam, Mauro aparece com 19,5% das intenções de voto para sua reeleição; Wellington aparece com 9,1%; e Emanuel com 7%. No entanto, do total de entrevistados, 48,9% disseram estar indecisos e outros 8,7% disseram que vão anular o voto.
Já na pesquisa estimulada, quando os nomes dos possíveis candidatos são apresentados às pessoas, Mauro aparece com 33,7% das intenções de voto; Wellington com 20,6%; e Emanuel 15%. Neste caso, 10% disseram que vão anular o voto e outros 7% estão indecisos.
Até o momento, nenhum dos três confirmou se disputa ou não o Governo do Estado, nem mesmo Mauro Mendes, cuja decisão define o cenário político nestas eleições, caso vá à reeleição.
Wellington Fagundes recebeu do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), a missão de liderar uma grande chapa de candidatos em Mato Grosso, mas seu objetivo principal, até o momento, é tentar a reeleição ao cargo de senador. Ele também tem adiado uma decisão.
Já Emanuel Pinheiro é o principal rival de Mauro no cenário político mato-grossense. Ele apoia a candidatura de Wellington Fagundes, mas já avisou que, se o senador não abraçar o projeto alternativo ao Governo, poderá se candidatar.
A definição de todos eles deve ser feita até o dia 2 de abril, exatamente 6 meses antes das eleições de outubro.
A pesquisa da PercentBrasil, registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob os números BR-05109/2022 e MT-04555/2022, ouviu 824 pessoas presencialmente, entre os dias 17 e 23 de fevereiro de 2022, em 48 municípios do Estado. A margem de erro é de 3,41% para mais ou menos.
PERCENTBRASIL
PercentBrasil