Terça-feira, 24 de Junho de 2025

14 de Dezembro de 2022, 13h:00 - A | A

Poderes / BRECHA DO STF

Max Russi mantém candidatura e admite enfrentar Botelho à presidência da AL

Nova decisão do STF pode permitir que Eduardo Botelho concorra ao cargo pela quarta vez

EUZIANY TEODORO
DO CONEXÃO PODER



O primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB), foi categórico ao afirmar que mantém sua candidatura à presidência da Mesa Diretora para o biênio 2023/2025, mesmo que tenha que enfrentar Eduardo Botelho (União), atual presidente. “Quanto mais candidatos, melhor”, disse, em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (14).

“Mantenho a candidatura. A eleição vai ser dia 1º de fevereiro. Então outros nomes devem surgir aí, será bom se tivermos 3, 4, 5 chapas. Acho que é bom para o processo democrático e para o pessoal escolher a chapa que vai tocar a Assembleia nos próximos dois anos.”

Botelho estava impedido de concorrer à reeleição pela quarta vez, por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, esta semana o STF decidiu, em ação da Assembleia Legislativa do Paraná, que a proibição de reeleição deve iniciar a partir de janeiro de 2021 e que todas as eleições anteriores não serão contabilizadas.

 

Como Botelho foi eleito para comandar o legislativo mato-grossense em junho de 2020, prazo anterior ao fixado pelo STF, ele poderia disputar a reeleição para o biênio 2023/2025.

 

 “Eu não entendo que exista essa nova interpretação, aí são discussões jurídicas. O que eu posso afirmar é que eu sou candidato a presidente e vou continuar com a minha candidatura”, disse Max.

 

 Botelho afirmou que aguarda um posicionamento de seus advogados para tomar uma decisão.

Questionado se não teme “racha” na Assembleia Legislativa, tendo em vista que sempre fez “dobradinha” com Botelho nas últimas eleições, Max Russi afirma que não.

“Racha não. Acho que toda disputa é boa, toda disputa é democrática e faz parte do processo. Acho que a gente tem que estar preparado para disputar. Eu me considero preparado. Tive várias oportunidades, já fui presidente de Câmara, já fui vereador, fui prefeito, fui chefe da Casa Civil, ocupei vários cargos aí, tive a oportunidade de por quase um ano ser presidente da Assembleia e me coloco à disposição de novo e vou disputar com a maior tranquilidade e vou respeitar todos aqueles que colocarem o nome também para contrapor, fazer uma outra chapa e a gente poder fazer uma disputa dentro do que é democrático, republicano e bom para o estado de Mato Grosso”, concluiu.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076