JOÃO AGUIAR
LEANDRO MAIA
O ministro Bruno Dantas do Tribunal de Contas da União parabenizou o governador Mauro Mendes (União) pela solução encontrada para que as obras de duplicação da BR-163 seja realizadas o mais breve possível. Para o ministro, Mato Grosso está dando um exemplo.
Na tarde desta terça foi assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Rota do Oeste para dar início à transferência da concessão da rodovia para a MT PAR.
Considerada uma das rodovias federais mais importantes do país, ela é usada para o escoamento da produção de grãos no Estado, mas sem duplicação é palco de mortes constantes devido aos diversos acidentes.
O ministro afirmou que a solução encontrada por Mauro foi inédita. “A gente está hoje num processo de relicitação de várias concessões e o estado de Mato Grosso sai de forma inédita com uma solução onde o estado assume esse compromisso”, afirmou.
“A gente esta vibrando aqui no dia de hoje por nos apresentaram uma grande ferramenta para solucionar esse problema de forma mais rápida e mais célere”, salientou.
Ainda segundo o ministro, a solução encontrada pelo governo de Mato Grosso será exemplo para conseguir resolver problemas parecidos em outras concessões no país. “Uma solução inovadora, criativa para antecipar esses investimentos. É uma solução que vai sim servir de exemplo para outros estados”, concluiu.
Conforme a proposta apresentada pelo Governo, nos próximos dois anos será investido R$ 1,2 bilhão para a conclusão das obras no trecho mato-grossense da BR-163, com recursos próprios. Desse valor, R$ 300 milhões já estão no caixa da empresa estadual, enquanto o restante dos valores será repassado pelo Estado, segundo previsão orçamentária.