07 de Fevereiro de 2022, 14h:35 - A | A

Poderes / HORROR DA PANDEMIA

MT chega a 82% em ocupação de UTIs covid; 5 hospitais não têm mais leitos

De acordo com o painel informativo da covid-19, estão lotados os Hospitais Regionais de Cáceres e Sinop, e os Hospitais Municipais de Juína, Tangará da Serra e Rondonópolis.

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



O cenário da pandemia da covid-19 em Mato Grosso continua exigindo alerta das autoridades e da população. Nesta segunda-feira (7), cinco hospitais já tinham as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) covid lotadas. Outros sete estão com pelo menos 80% das vagas ocupadas. 

 De acordo com o painel informativo da covid-19, estão lotados os Hospitais Regionais de Cáceres e Sinop, e os Hospitais Municipais de Juína, Tangará da Serra e Rondonópolis.

 O Hospital Regional de Nova Mutum apresenta 96,6% de ocupação, com apenas uma vaga de UTI disponível. O Hospital Municipal de Querência e o Hospital e Maternidade São Lucas, em Primavera do Leste, também têm apenas uma vaga de UTI cada, estando com 90% de ocupação. 

 Em estado de alerta, com 80% de taxa de ocupação, estão o Hospital e Maternidade Santa Rita, o Hospital Estadual Santa Casa e o Hospital Vale do Guaporé, de Pontes e Lacerda.

 Segundo o Estado, o Hospital Municipal de Cuiabá tem cinco vagas de UTIs covid disponíveis, com taxa de ocupação de 83%.

 Em geral, conforme o governo estadual, a taxa de ocupação dos leitos de UTI está em 82%, restando disponíveis 36 unidades. Até esta segunda-feira, 235 leitos estavam ocupados.

A alta taxa de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva en Mato Grosso já vem sendo motivo de atenção há algumas semanas. Boletim informativo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do fim de janeiro, chegou a alertar para o fato. O governo estadual tem anunciado aberturas de novos leitos de UTI para tentar controlar a demanda, mas não tem conseguido manter os índices abaixo de 80%. 

 Em entrevistas recentes, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, avaliou que a situação é provocada, sobretudo, pelas festas de final de ano, que promoveram aglomeração da população. No mesmo período foi registrado surto de casos de influenza, o que também agravou o cenário da Saúde.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER