22 de Janeiro de 2022, 17h:00 - A | A

Poderes / LIBERADO PELA ANVISA

MT não tem previsão para começar aplicação da Coronavac em crianças

Aplicação da Coronavac em crianças e adolescentes foi liberada pela Anvisa nessa quinta-feira (20)

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



Mato Grosso ainda não tem previsão para começar a aplicação das vacinas Coronavac em crianças a partir dos seis anos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES). 

A autorização para uso do imunizante nesse público foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nessa quinta-feira (20). Conforme a decisão, a vacina é a mesma que já é aplicada em adultos e deve ter duas doses, com intervalo de 28 dias.

De acordo com a SES, o Estado aguarda uma posição do Ministério da Saúde, que ainda não orientou os estados para o início da vacinação. Ainda segundo a Secretaria, Mato Grosso não tem estoque de vacinas Coronavac. 

Por sua vez, os municípios também aguardam um indicativo da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para começar a vacinação com o novo imunizante. 

Leia também - Gilberto diz que houve ‘amadorismo’ em denúncia sobre vacinas erradas

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Cuiabá destacou que o Plano Nacional de Imunização e as resoluções da comissão ainda não preveem a aplicação da Coronavac em menores de 18 anos, e, por isso, aguarda a orientação .

Ainda conforme a nota, as doses de Coronavac armazenadas em Cuiabá já estão reservadas para aplicação de primeira e segunda dose em adultos. Dessa forma, para a vacinação de crianças é necessário o envio de novas doses.

Em Mato Grosso, a vacinação de crianças a partir de cinco anos de idade começou na terça-feira (18) em alguns municípios. Apenas a vacina pediátrica da Pfizer está sendo aplicada. A dose é exclusiva para o público de cinco a 11 anos. 

 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER