CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO
Mato Grosso ainda não tem previsão para começar a aplicação das vacinas Coronavac em crianças a partir dos seis anos, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES).
A autorização para uso do imunizante nesse público foi concedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) nessa quinta-feira (20). Conforme a decisão, a vacina é a mesma que já é aplicada em adultos e deve ter duas doses, com intervalo de 28 dias.
De acordo com a SES, o Estado aguarda uma posição do Ministério da Saúde, que ainda não orientou os estados para o início da vacinação. Ainda segundo a Secretaria, Mato Grosso não tem estoque de vacinas Coronavac.
Por sua vez, os municípios também aguardam um indicativo da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) para começar a vacinação com o novo imunizante.
Leia também - Gilberto diz que houve ‘amadorismo’ em denúncia sobre vacinas erradas
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Cuiabá destacou que o Plano Nacional de Imunização e as resoluções da comissão ainda não preveem a aplicação da Coronavac em menores de 18 anos, e, por isso, aguarda a orientação .
Ainda conforme a nota, as doses de Coronavac armazenadas em Cuiabá já estão reservadas para aplicação de primeira e segunda dose em adultos. Dessa forma, para a vacinação de crianças é necessário o envio de novas doses.
Em Mato Grosso, a vacinação de crianças a partir de cinco anos de idade começou na terça-feira (18) em alguns municípios. Apenas a vacina pediátrica da Pfizer está sendo aplicada. A dose é exclusiva para o público de cinco a 11 anos.