DAFFINY DELGADO
CAMILLA ZENI
O secretário de Estado de Saúde Gilberto Figueiredo (DEM), afirmou ao #reportermt que Mato Grosso não vai exigir prescrição médica para aplicar a vacina contra a covid-19, em crianças a partir de 5 anos. Ele ainda ressaltou que o Estado seguirá a recomendação do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).
"Seguiremos decisão colegiada do CONASS e CONSEMS e decidiremos pela não exigência de atestado médico para acesso a vacinação de crianças na faixa etária de 5 a 11 anos", afirmou.
Ainda conforme o secretário, nesta terça-feira (28) deverá ser editada "uma resolução de CIB sobre o assunto", que será encaminhada aos 141 municípios.
Com a decisão, Mato Grosso integrará o rol de outros 15 estados que não exigirão receita médica.
O Ministério da Saúde irá realizar uma consulta pública sobre a exigência de prescrição médica para aplicação dos imunizantes nas crianças. A proposta recebe o apoio do presidente da República Jair Bolsonaro.
No último dia 16, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a vacina da Pfizer para esse público. No entanto, a palavra final em relação à liberação de vacinas, compete ao Ministério da Saúde.