Domingo, 20 de Julho de 2025

18 de Outubro de 2021, 08h:33 - A | A

Poderes / DIA HISTÓRICO

MT retoma aulas 100% presenciais após quase um ano e meio

Decreto determina que, no entanto, alunos com comorbidades continuem em aulas virtuais

WELLYNGTON SOUZA
DA REDAÇÃO



Mato Grosso retoma as aulas em sistema totalmente preencial nesta segunda-feira (18), na rede estadual de ensino e somente os alunos que apresentam algum tipo de comorbidade para a covid-19 ficarão no com aulas virtuais. O retorno foi determinado por decreto.

O secretário de Educação Alan Porto explica que a decisão é baseada no Decreto nº 1.134/2021, publicado no último dia 04, que aponta diminuição de casos confirmados de coronavírus, a redução das taxas de ocupação de leitos de UTI e de enfermarias, a ampliação da vacinação e aumento da distribuição de doses de imunizantes no estado.

“Chegamos a um novo momento, que nos permite retornar 100% das aulas presenciais com o foco principal na recuperação da aprendizagem dos nossos estudantes. O desejo por este retorno é da grande maioria dos profissionais e dos próprios estudantes, por já ter ficado comprovado que o ambiente escolar é sim seguro, sendo necessária a retomada da educação presencial”, afirmou Porto.

O secretário ressaltou que os diretores de todas as unidades de ensino passarão por uma semana para realizar as comunicações necessárias aos pais e responsáveis com o retorno das aulas.

"Será uma semana de sensibilização, com o objetivo de mostrar que os dados garantem este retorno, que a escola é sim um ambiente seguro e que a educação precisa dar mais este passo para garantir que todos os prejuízos aos nossos estudantes, com a aprendizagem, durante o período de pandemia, possam, de fato, ser enfrentados”, comentou.

Desde o início do retorno das atividades na modalidade híbrida, no dia 3 de agosto, 237 profissionais da educação testaram positivo para a Covid-19. Levando em consideração o número total de profissionais, 23.700, o índice de contaminação é de 1%. Já em relação aos estudantes, testaram positivo 238, num universo de 393.450, o que significa contaminação de 0,06% dos alunos.

Retorno seguro

De acordo com Porto, o uso da máscara facial continua obrigatório. O plano de contingência mantém o afastamento do profissional de educação e estudantes que testarem positivo para a covid-19, pelo período indicado pelo profissional da saúde.

"A aferição de temperatura dos estudantes também continuará obrigatória na entrada da escola, não podendo assistir aulas quem apresentar febre. Toda as unidades possuem uma sala de isolamento onde o estudante permanecerá caso necessite aguardar que o pai ou responsável o busque".

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076