RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER
O governador Mauro Mendes (União Brasil) elogiou a condução dos trabalhos feitos pela Polícia Civil e Polícia Militar no combate ao crime organizado em Mato Grosso. A declaração foi feita durante discurso nesta sexta-feira (19), no ato de entrega de uma nova unidade de Delegacia da Polícia Civil em Sorriso (397 km de Cuiabá).
"Combater essas facções criminosas não é tarefa fácil. Exige atuação constante. E eu tenho muito orgulho das ações que serão feitas pela Polícia Civil e Militar nos próximos meses", disse.
Mendes ainda comentou a respeito da Operação Canguçu, que culminou na morte de 18 criminosos que aterrorizaram o município de Confresa (1058 km de Cuiabá) numa tentativa de assalto a uma empresa transportadora de dinheiro.
Conforme relatado pelos criminosos em depoimentos, o plano era levar até R$ 30 milhões, mas terminou frustrado. "Infelizmente, houve 18 mortes, mas porque enfrentaram a Polícia. E nossa polícia vai levar vantagem sempre, porque está bem preparada", destacou.
No final de março, o governo do Estado convocou 980 aprovados no último concurso da segurança pública. Para aumentar o efetivo militar, foram convocados 515 novos soldados, 30 oficiais e cinco médicos. Na Polícia Civil, 180 investigadores, 120 escrivães e 15 delegados. No Corpo de Bombeiros, 100 soldados e 15 oficiais.