APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
A Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Mato Grosso (OAB-MT) realiza ao longo desta quarta-feira (20) a eleição dos seis nomes que irão compor a lista que será encaminhada ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), na disputa por uma vaga de desembargador.
Ao todo, são 71 conselheiros aptos a votar (veja lista completa aqui), além da diretoria da entidade. A votação deve ocorrer das 8h até as 18h. Cada eleitor poderá escolher seis nomes, os mais votados vão compor a lista sêxtupla.
Se inscreveram os seguintes advogados: Flaviano Taques, Armando Biancardini, Gláucia Amaral, Helio Nishiyama, Abel Sguarezi, Jorge Godoy, José Luis Bojikian, Ana Lucia Ricarte, Antonio Eduardo da Costa e Silva, Armando Biancardini Candia, Carlos Odorico Dorileo Rosa Junior, Dinara de Arruda Oliveira, Pio da Silva, Juliana Zafino Isidoro Ferreira Mendes e Marden Tortorelli.
Os advogados Valério de Oliveira Mazzuoli, Marcos Souza de Barros e Tânia Regina de Matos, que chegaram a ter as inscrições indeferidas conseguiram, mediante decisão judicial, retornar para a disputa.
A lista da OAB vai assegurar a paridade de gênero, isto é, será formada por três homens e três mulheres.
Os seis nomes indicados pela OAB deverão ser submetidos ao plenário do Tribunal de Justiça, que definirá uma lista tríplice. Esta, por sua vez, é encaminhada ao governador Mauro Mendes (União), que é quem define o novo desembargador.
Na segunda-feira (18), o TJMT definiu a lista tríplice do Ministério Público. Foram escolhidos Wesley Sanchez Lacerda; Eunice Helena Rodrigues de Barros; e Marcos Regenold. Apenas um deles se tornará desembargador.
Outras cinco vagas estão abertas, mas apenas para juízes. Quatro pelo critério de merecimento e uma por antiguidade. Os ocupantes dessas vagas serão escolhidos em 22 de fevereiro.