DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O jornalista e analista político Onofre Ribeiro afirmou, em entrevista ao Repórter MT na tarde desta terça-feira (01), que o presidente Jair Bolsonaro (PL), em seu primeiro pronunciamento após a derrota no segundo turno das eleições, "não acenou pela pacificação do país e a polarização continua”.
Bolsonaro perdeu o cargo em disputa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no pleito realizado no domingo (30). Quase 48 horas após a derrota, o presidente convocou a imprensa em Brasília para pronunciamento oficial.
Em análise, Onofre explicou que a fala do presidente deu “cara à oposição”.
“O discurso do presidente Bolsonaro deu cara à oposição. A pacificação vai se dar dentro do que ele chama de regras da Constituição, mas será uma oposição da direita contra a esquerda e ele não acenou em nenhum momento por pacificação”, disse.
Em seu discurso, Bolsonaro afirmou que o movimento de direito surgiu de verdade e que continuará sendo representado com aqueles que foram eleitos. "Nossos sonhos seguem mais vivos do que nunca. Somos pela ordem e pelo progresso."
Para Onofre, após a declaração, fica claro que a polarização não dará trégua.
“Então o que a gente vai ter daqui para frente, por um período bastante longo e a gente não sabe até quando a opinião pública e as instituições vão aguentar, a continuidade da polarização. O Brasil continua polar e só o tempo vai nos dizer quando isso vai mudar”, finalizou.