RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER
Ao entregar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Jardim Leblon em Cuiabá, o governador Mauro Mendes (União) declarou que concluiu a obra com dinheiro da saúde pública municipal, que está sob a intervenção do Estado desde janeiro deste ano. Diante disso, questionou o destino que a Prefeitura de Cuiabá tem feito ao dinheiro do setor, lembrando que já houve sete operações policiais, culminando inclusive na prisão de ex-secretários.
O que chama a atenção é que o orçamento é o mesmo. Não estou aportando dinheiro do Estado para investir na saúde de Cuiabá. Para aonde estava indo o dinheiro da saúde? Não à toa ocorreram 16 operações policiais, sendo a maioria na saúde.
"O que chama a atenção é que o orçamento é o mesmo. Não estou aportando dinheiro do Estado para investir na saúde de Cuiabá. Para aonde estava indo o dinheiro da saúde? Não à toa ocorram 16 operações policiais, sendo a maioria na saúde. Espero que o Ministério Público proceda com as investigações para pegar aqueles que utilizam mal o dinheiro da saúde", declarou.
A UPA Leblon, classificada como uma unidade de porte 3, irá atender uma área que abrange cerca de 200 mil habitantes, conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde. A obra custou R$ 6,9 milhões aos cofres públicos.
São seis consultórios para o atendimento da demanda, sendo quatro adultos e dois pediátricos. Ainda serão oferecidos os serviços de apoio e diagnóstico, para casos de urgência e emergência, exames laboratoriais e exames de raio X.
A unidade conta ainda com um setor de medicação e internação, onde o paciente será acolhido e estabilizado até ser transferido para um leito de unidade hospitalar especializada.
Mauro lembrou que a UPA teve a obra iniciada no seu último ano de gestão enquanto prefeito de Cuiabá, em 2016, e deveria ter sido entregue pela administração posterior no máximo em 2018.
Porém, sete anos depois não houve entrega. A retomada das obras ocorreu neste ano pela equipe de intervenção do Estado. "Vim aqui com alguns profissionais da saúde e quando cheguei a unidade estava velha, pavorosa, e a obra daquele jeito mais ou menos. Então eu falei 'não, negativo, se for para entregar nesse padrão aqui, nós não vamos entregar'. Chamei os nossos arquitetos para remodelar e eles fizeram essa grande transformação", pontuou.
De acordo com o governador, mais do que uma unidade bonita, o principal objetivo da entrega da UPA é melhorar o atendimento da saúde na atenção básica de Cuiabá.