DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O deputado federal por Mato Grosso, Coronel Assis (União), afirmou, em entrevista ao RepórterMT, que a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), ao Supremo Tribunal Federal (STF) é apenas o presidente Lula (PT) tentando "ampliar sua influência na Corte", transformando o STF em um "puxadinho" do Governo.
"A indicação de Flávio Dino ao STF é mais uma prova de que o atual desgoverno federal só quer fazer do Poder Judiciário um puxado do Poder Executivo, corrompendo completamente a autonomia dos Poderes e ampliando sua base ideológica de esquerda no Supremo. Para mim isso é um retrocesso", declarou.
O anúncio da indicação foi feita nesta segunda-feira (27). O cargo estava vago há dois meses, após a aposentadoria de Rosa Weber.
De acordo com o parlamentar, a indicação causa preocupação pois, enquanto ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino não tem cumprido seu dever, a exemplo de quando recebeu a "Dama do Tráfico", apelido de Luciene Barbosa Faria, membro do Comando Vermelho em Manaus.
Ela é casada com Clemilson dos Santos Farias, condenado a 31 anos de prisão por ser um dos líderes da facção criminosa no Amazonas, e responde a vários processos por crimes ligados ao tráfico.
"Acredito que moralmente fica complicada essa indicação, uma vez que há poucas semanas tivemos um grande escândalo onde a 'Dama do pó' esteve nas dependências do Ministério da Justiça, se reunindo com assessores do Ministro e este disse que não sabia, porém não tomou nenhuma providência em suspender exonerar esses servidores", acrescentou.
A indicação de Flávio Dino segue para a análise do Senado. Lá, o ministro deverá passar por uma sabatina.