19 de Setembro de 2022, 09h:30 - A | A

Poderes / ANÁLISE POLÍTICA

Para Haroldo Arruda, pesquisas são "furadas", porque institutos receberam dinheiro durante governo petista

Em análise, o professor afirmou que institutos de pesquisa que receberam recursos do governo têm poucas chances de estarem comprometidos com a verdade.

DO REPÓRTERMT



O professor Haroldo Arruda fez uma análise, para o Repórter MT, das recentes pesquisas eleitorais para a disputa pela Presidência da República. No entendimento dele, a maior parte das pesquisas recebeu dinheiro público durante governos de esquerda e, por isso, apresentam Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente de Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição.

“As empresas que têm financiamento privado apresentam Bolsonaro na frente. As empresas que receberam muito dinheiro público, em governos de esquerda, lá atrás, apresentam resultados dando Lula na frente”, afirma.

O professor afirma que uma das coisas que ele se questiona ao ver uma pesquisa eleitoral, é quem encomendou a pesquisa.

 

 “Instituto de pesquisa que recebe recurso público, as chances de ele estar comprometido com a verdade, eu acho que é muito pequena, porque ele tem, de certa forma, uma ligação direta normalmente com meios de comunicação. Isso é muito ruim”, salienta.

“O mais importante é saber quem é que está comprando essa pesquisa, quem está encomendando. Se essa pesquisa vem da iniciativa privada, eu deposito muito mais crédito, porque a iniciativa privada não tem interesse nenhum, pelo menos no sentido de interferir nos números desse instituto de pesquisa, só querem saber a movimentação política. Aí você tem um resultado, ao meu ver, muito mais assertivo, muito mais próximo da realidade”, afirma.

As pesquisas mais recentes para a Presidência divulgadas são as do Datafolha e do Instituto Brasmarket, que mostram resultados distintos.

A Datafolha, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, mostra que o ex-presidente Lula em primeiro lugar, com 45% das intenções de voto, podendo vencer no primeiro turno da eleição, seguido por Bolsonaro (PL), com 33%.

Já a Brasmarket, encomendada pela Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, apresenta o contrário. Nela, Bolsonaro soma 43,5% das intenções de voto e Lula tem 30,5%.

“Eu não levo em consideração empresas que tem financiamento publico, que receberam dinheiro do governo, não vou levar”, finaliza.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER