RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER
Com 16 votos favoráveis, a Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (15) que a Comissão de Saúde será responsável pelo acompanhamento dos atos da intervenção do Estado na saúde pública de Cuiabá.
O deputado estadual Paulo Araújo (PP) será o presidente da comissão externa e contará com o apoio dos deputados Lúdio Cabral (PT) , Dr. Eugênio (PSB), Dr. João e Faissal Calil (Cidadania). Todos eles votaram a favor da intervenção.
Houve a proposta de três alternativas para a formação da comissão externa. A primeira seria votar para a Comissão de Saúde exclusivamente acompanhar os atos da intervenção.
A segunda proposta seria de dois membros da Comissão de Saúde, um da Comissão de Constituição e Justiça, outro da Comissão de Orçamento e outro de indicação exclusiva do presidente do Legislativo.
A terceira proposta, que partiu do deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), foi a indicação por blocos partidários.
A primeira opção foi a escolhida pela maioria dos parlamentares. Os deputados estaduais Júlio Campos (União Brasil) e Valdir Barranco (PT) defenderam outro nome para presidir a comissão externa, uma vez que, o deputado Paulo Araújo é tido como oposição ao prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Porém, Araújo recorreu a tribuna para lembrar que é servidor estadual da saúde, devidamente aprovado em concurso público e seu trabalho será eminentemente técnico.
"Não estamos discutindo se determinando deputado é amigo ou inimigo. A intervenção foi autorizada pelo Judiciário a pedido do Ministério Público. A Assembleia Legislativa fará controles externos. Não há espaços para animosidades, mas trabalhar pela atuação mais técnica e eficiente dos serviços de saúde", disse.