Quarta-feira, 30 de Abril de 2025

12 de Dezembro de 2024, 14h:05 - A | A

Poderes / CAOS NA SAÚDE

Perri ordena vistoria em hospitais municipais e marca audiência com Abilio e Emanuel

Representantes dos demais poderes e órgãos de controle também foram convocados.

APARECIDO CARMO
CONEXÃO PODER



O desembargador Orlando Perri, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), determinou que o Conselho Regional de Medicina realize uma inspeção, sem aviso prévio, nos hospitais São Benedito, Municipal de Cuiabá (HMC) e no Pronto Socorro Municipal de Cuiabá com urgência. A decisão é desta quarta-feira (11).

A medida atende a uma solicitação da Procuradoria-Geral de Justiça, após uma reunião realizada entre Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas do Estado e representantes do Governo do Estado, da Prefeitura de Cuiabá, e do gabinete de transição do prefeito eleito, Abilio Brunini, ocorrida na última segunda-feira (09).

 

“Com base nas informações constantes dos autos, em especial das informações apresentadas pelo Governador do Estado de Mato Grosso, e do Secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, apontando a existência de falhas graves nas unidades hospitalares da rede pública municipal, reputo plausível, quiçá imprescindível, a realização de inspeção in loco sem prévio aviso”, diz a decisão de Perri.

 

 Por determinação do desembargador, o presidente do CRM, Diogo Leite Sampaio, foi pessoalmente intimado a formar uma comissão médica para conduzir a inspeção. Posteriormente deverá ser apresentado relatório a respeito da atual situação da saúde pública em Cuiabá apontando “falhas e/ou inconsistências, bem como as possíveis soluções para saná-las com urgência que o caso apresentar”.

 

 Perri também marcou para a próxima segunda-feira (16), às 09h, a realização da audiência de conciliação entre o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) e o prefeito eleito Abilio Brunini. Também foram convocados o secretário de Saúde da Capital, Deiver Teixeira, e a futura chefe da pasta, a médica Lúcia Helena Sampaio.

 

 Foram convidados a participar da audiência o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), e a prefeita eleita da cidade, Flávia Moretti (PL), com extensão ao futuro secretário de saúde.

Ainda serão convidados para o encontro o presidente do TCE, Sérgio Ricardo de Almeida; o conselheiro do TCE José Carlos Novelli; o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União); o deputado estadual Dr. João; o secretário estadual de saúde, Gilberto Figueiredo; assim como representantes dos hospitais filantrópicos que dependem de repasses da Prefeitura de Cuiabá para continuar atuando.

Ainda foi determinada a intimação do procurador Deosdete Cruz Júnior, chefe do Ministério Público, e do promotor Milton Mattos, titular da 7ª Promotoria de Justiça Cível e responsável pelo acompanhamento do Termo de Ajustamento de Conduta resultante da intervenção na saúde de Cuiabá ocorrida no ano passado.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076