APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
A pesquisa do instituto Percent Brasil divulgada nesta segunda-feira (04) mostra que o governador Mauro Mendes (União) é o maior cabo eleitoral na visão dos eleitores de Cuiabá. Segundo o levantamento, Mendes tem mais força junto ao eleitorado cuiabano que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e também que o atual prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).
A pergunta feita aos eleitores era sobre o apoio dessas quatro figuras. As opções de resposta eram “Votariam nele com certeza”, “Poderia votar” e “Não votaria de jeito nenhum”.
No total, 42,7% dos eleitores disseram que “poderia votar” no candidato apoiado por Mauro Mendes. Outros 19,1% “Votariam nele com certeza”. No total, 61,8% dos eleitores votariam em um candidato apoiado por Mauro Mendes.
O governador é o que tem a menor rejeição dentre os quatro nomes questionados, com 27,6% dos eleitores dizendo que não votariam “de jeito nenhum” num nome apoiado por ele. No total, 10,7% dos eleitores não souberam responder.
Para 42,8% dos eleitores seria viável votar em um candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Nesse caso, a rejeição é a segunda maior: 45,9% dos eleitores não escolheriam um candidato apoiado pelo ex-mandatário. Não souberam responder 11,3% dos eleitores.
Já 47% dos eleitores considerariam votar num candidato apoiado pelo atual presidente da República, Lula. Por outro lado, 43,1% dos respondentes não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado por Lula. Não souberam responder 9,9%.
Por último, 49,8% dos eleitores disseram que não votariam “de jeito nenhum” em um candidato que fosse apoiado por Emanuel Pinheiro. Nesse caso, apenas 39,4% dos eleitores considerariam votar em um candidato apoiado pelo atual prefeito da Capital. Não souberam responder 10,8%.
Veja o gráfico
Divulgação