PODER 360
A Polícia Federal encontrou na casa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres, uma minuta para o então presidente Jair Bolsonaro (PL) decretar Estado de Defesa na sede do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília.
O objetivo do documento seria mudar o resultado da eleição. Não é possível afirmar se Bolsonaro teria conhecimento do documento na casa do ex-ministro.
A informação divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. Agentes da PF fizeram buscas na casa de Torres na terça-feira (10.01).
Conforme a Constituição, o presidente da República pode, depois de ouvir o Conselho da República e o Conselho de Defesa Nacional, decretar Estado de Defesa para “preservar ou prontamente restabelecer, em locais restritos e determinados, a ordem pública ou a paz social ameaçadas por grave e iminente instabilidade institucional ou atingidas por calamidades de grandes proporções na natureza”.
Torres teve a prisão preventiva decretada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, na terça-feira. A determinação respondeu à representação do diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.