DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER
O prefeito de Rondonópolis (212 km de Cuiabá), José Carlos do Pátio (PSB), revogou a Certidão de Uso e Ocupação do Solo da empresa Rumo Logística responsável pela construção da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo. Com a decisão, a obra que já estava em andamento no município deverá ser paralisada, atrasando a chegada dos trilhos em Cuiabá.
O Executivo Municipal alega que a empresa teria alterado o traçado dos trilhos, fazendo com que na atual rota, o trem passe a 40 metros próximo a residências nos bairros Maria Amélia e Rosa Bororo, e duas comunidades, Gleba Rio Vermelho e Boa Vista, o que poderia ocasionar danos estruturais aos imóveis do local.
Além disso, foi apontado que a Rumo não teria apresentado as licenças referentes ao novo traçado, como por exemplo, estudo de impacto de vizinhança.
Por meio de nota, Zé do Pátio disse que a empresa está tentando passar por cima das leis da cidade e que não vai permitir que os trilhos passem por dentro de Rondonópolis.
“É preciso abrir o debate, a empresa está passando por cima das nossas leis. Está desrespeitando o Plano Diretor, o Código Ambiental, Código de Obras e de Postura, além do zoneamento. Queremos parar a obra para a mudança deste traçado, que nós desconhecemos", disse.
A decisão de suspensão foi tomada na última terça-feira (14), em conjunto com o presidente da Câmara de Vereadores, Júnior Mendonça, vários vereadores, do diretor-presidente do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear), Paulo José Correia, de secretários e de lideranças comunitárias.
O documento ainda deverá ser judicializado pelo Executivo.