EUZIANY TEODORO
DO CONEXÃO PODER
O presidente nacional do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, publicou um vídeo em que convoca os filiados do partido a trabalhar pela eleição do ex-presidente Jair Bolsonaro, em 2026.
Sem especificar se a candidatura seria novamente à Presidência da República ou ao Senado, Costa Neto defendeu Bolsonaro, que enfrenta esta semana julgamento que pode torná-lo inelegível no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
“Não vamos admitir injustiça com nosso ‘capitão’. Não acredito que um presidente da República fique inelegível pelo que ele falou. Isso não existe em nenhum lugar do mundo”, afirmou.
O ex-presidente está sendo julgado por uma reunião que fez com embaixadores no Palácio da Alvorada, em julho de 2022. Na ocasião, Bolsonaro questionou o resultado do sistema eleitoral de 2018, levantou dúvidas sobre urnas eletrônicas e criticou ministros de tribunais superiores. O evento foi transmitido pela TV Brasil.
Para Valdemar Costa Neto, isso não pode justificar a condenação de inelegibilidade. Ele convocou todos os filiados do partido, que hoje é o maior do Brasil e principal representante da Direita, a trabalhar pela eleição de Bolsonaro.
“O Bolsonaro vai seguir firme e tenho convicção que será nosso candidato. Todos nós precisamos entender que os nossos adversários estão lá fora, os nossos adversários estão ocupando espaços da esquerda. Esse é o momento em que todos nós precisamos nos unir, porque o PL é um partido de direita.”
No final do vídeo, o próprio Jair Bolsonaro envia uma mensagem e diz estar convicto de que os brasileiros farão a melhor escolha em 2026.
“A eleição de 2026 passa por 2024 e temos confiança que o povo brasileiro saberá escolher aqueles que defendem a família, a liberdade, a propriedade privada, o legítimo direito à defesa, porque isso é a base de todos nos. É isso que o Brasil quer”, afirmou o ex-presidente.
O julgamento no TSE foi suspenso após o voto do Ministério Público Eleitoral, que defendeu a inelegibilidade do ex-presidente. O julgamento será retomado na próxima terça-feira (27).