APARECIDO CARMO
DO CONEXÃO PODER
O Superintendente da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Mato Grosso, Francisco Elcio Lima Lucena, destacou nesta segunda-feira (21) que os protestos nas rodovias do Estado passaram de manifestações pacíficas para atos terroristas, o que levou a cúpula da Segurança Pública a firmar um pacto e plano de ação que passa a ser cumprido na terça-feira (22) para desobstruir as vias, com o uso de força e prisão, se for necessário.
Na escalada de atos violentos que passaram a ser cometidos desde sexta-feira (18) ele citou a tentativa de explosão de uma ponte sobre o Rio Vermelho em Rondonópolis, que impedida pela PRF, disparo de tiros na BR-163, outra tentativa de explosão da pista, na BR-174 em Comodoro, o ataque à base da Concessionária Rota do Oeste, onde um guincho foi incendiado e ainda o derramamento de cargas de grãos.
Desde quinta-feira (17), segundo ele, foram efetuadas seis prisões.
"As forças de segurança assumiram um pacto pelo reestabelecimento da ordem. Esse pacto coloca em condição que nuinguém está acima da lei. vamos reestabelecer a ordem e o direito de ir e vir em Mato Grosso", declarou o superintendente sobre a reunião que houve com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, na manhã desta segunda-feira.