22 de Setembro de 2022, 13h:11 - A | A

Poderes / CASSADO E INELEGÍVEL

Procuradoria Eleitoral pede que TSE negue registro de candidatura de Neri Geller

O candidato ao Senado Federal teve o mandato cassado por abuso de poder econômico nas eleições de 2018.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



O vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, deu um parecer favorável nesta quarta-feira (21), para que o registro da candidatura do deputado federal Neri Geller (PP) ao Senado Federal seja negado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No recurso proposto pelo Ministério Público Eleitoral de Mato Grosso, o procurador Erich Masson destaca que o TRE ignorou o julgamento do TSE de 23 de agosto de 2022, que por unanimidade cassou o mandato de Neri e o declarou inelegível por 8 anos, por abuso de poder econômico nas eleições de 2018.

No parecer apresentado ao TSE, Gonet Branco rejeita o argumento da defesa do Neri com relação à proibição de que a questão da inelegibilidade seja discutida após o requerimento da candidatura.

 

 "Desse modo, se o registro da candidatura é o primeiro momento em que são aferidas as condições de elegibilidade, somente pode ser considerada como causa superveniente, apta a influenciar o julgamento do registro, a que ocorra após o requerimento desse mesmo registro, de modo que a lógica jurídica do arranjo normativo evidencia que o Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso deveria ter examinado o mérito da notícia de inelegibilidade que lhe foi encaminhada – como, aliás, procedeu o TRE/RJ em julgamento de situação análoga (0600643-25.2022.6.11.0000)", opinou o vice-procurador-geral eleitoral.

 

 Ainda não há data prevista para julgar o recurso que definirá se Neri vai seguir como candidato ou terá os votos anulados, caso tenha candidatura cassada após as eleições.

 

 Neri é deputado federal e teve o mandato cassado recentemente pelo TSE e considerado inelegível por oito anos. Neri se manteve como candidato ao Senado, mesmo cassado pelo TSE, descumprindo decisão da Justiça Eleitoral. 

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER