APARECIDO CARMO
RAFAEL COSTA
O deputado estadual Max Russi (PSB) decidiu arquivar a denúncia da vereadora de Cuiabá Maysa Leão (Republicanos) protocolada junto à Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso contra o deputado Gilberto Cattani. Segundo o deputado, essa primeira denúncia não diz respeito aos comentários de seguidores de Gilberto Cattani (PL) ameaçando Maysa e suas familiares, mas simplesmente à postagem, feita por Cattani, do vídeo em que ela se manifesta sobre a castração de estupradores.
Além disso, Russi diz que a vereadora não possuiria legitimidade para denunciar o deputado.
Max Russi é o corregedor da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa. Seu posicionamento será encaminhado para votação com os demais membros do organismo, que tomará a decisão final.
“Primeiro que ela não pode ser parte legítima. Ela não tem condição de propor isso para a Comissão. Então por aí já seria motivo para arquivamento. E, segundo, eu assisti o vídeo e não vi nada. Havia dois parlamentares, um estadual e outro municipal, fazendo um debate. Um defende uma ideia e outro defende uma ideia divergente da dela”, disse Max Russi
Segundo Max Russi, a denúncia que foi arquivada não tem nada a ver com a segunda denúncia protocolada pela vereadora junto à Presidência da Assembleia. Segundo o deputado, o presidente Eduardo Botelho (União) ainda não encaminhou esse segundo processo para a Comissão de Ética.
“Uma segunda (denúncia) foi protocolada a pedido do Botelho diretamente na Presidência. Essa eu não recebi. Essa segunda seria, no caso, não por conta da discussão no vídeo, mas por conta da publicação que ele tinha feito na rede social dele e posteriormente, aquele imbróglio de pedir para pagar ou não. Essa eu não recebi”, explicou.
Maysa Leão acusa Gilberto Cattani de endossar os ataques contra ela após se recusar a apagar o vídeo de sua rede social. As duas partes registraram boletins de ocorrência uma contra a outra e o caso chegou à mobilizar o presidente do Legislativo Estadual, que considerou que o deputado Cattani “errou” ao se recusar a apagar o vídeo do seu Instagram.
Ainda não há prazo para que a segunda denúncia de Maysa Leão contra Gilberto Cattani seja encaminhada para a Comissão de Ética.