17 de Fevereiro de 2022, 16h:10 - A | A

Poderes / PREVENDO DEBANDADA

Russi envia ofício à executiva do PSB contra aliança com o PT

Deputado explicou que poderá ter que liberar lideranças caso federação ocorra

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



Presidente do PSB em Mato Grosso, o deputado estadual Max Russi encaminhou, nessa quarta-feira (16), um ofício à executiva nacional do partido, se manifestando formalmente contrário à possibilidade de federação da sigla com o PT, PV e PCdoB.

No documento, Russi ponderou a conjuntura estadual, tanto do PSB quanto dos eleitores em relação aos partidos mais direcionados para o campo da esquerda, e destacou que, caso a federação ocorra, o PSB poderá sofrer grandes perdas em seu quadro.

“Levando em consideração a conjuntura política do Estado, tendo em vista o grande número de filiados que já vem se preparando para possível disputa eleitoral desde 2021 para uma cadeira na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, percebemos o risco de grande evasão partidária de importantes lideranças políticas caso se concretize a configuração da federação, conforme vem sendo negociada”, alertou o presidente regional. 

A posição contrária à federação não é surpresa da parte de Russi, que já chegou a afirmar que não via a possibilidade da aliança entre os partidos se concretizar. 

Leia também - Janaina: Emanuelzinho vai ao PL sabendo que pode ser base; Mauro só tem a ganhar

Russi também já havia apontado que o PSB, atualmente, tem chapa completa para concorrer à Assembleia Legislativa, e finaliza a formação de chapa para a Câmara Federal. Dessa forma, uma federação acarretaria em perda de espaço para os filiados. 

“Se tiver federação, vou ter que pedir a alguns desses candidatos que não sejam candidatos ou liberá-los para ir para outros partidos, para que eles tenham condições de colocar o nome para disputarem as eleições”, explicou o presidente estadual, na ocasião.

Atualmente, não há uma posição fechada do PSB sobre a federação. Na conjuntura nacional, o partido tem conseguido negociar alguns pontos importantes com o PT, como a possibilidade de manter seus projetos de reeleição nas chamadas “candidaturas natas”, mas encontrado dificuldades para fechar o acordo em outros aspectos. 

Os quatro partidos chegaram a se reunir em Brasília (DF) na semana passada, mas ainda não há uma data para a decisão final. 

Confira aqui o ofício de Russi na íntegra.

Leia também

Max admite ‘aproximação’ com Lula: 'Ouvi propostas para o Estado'

Max: Se federação com PT acontecer, teremos que retirar alguns candidatos

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER