RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER
O presidente do diretório estadual do PSB, deputado estadual Max Russi, revelou na quarta-feira (12) que o partido convidou formalmente o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), a filiar-se ao partido para disputar a Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024.
Max revelou ainda que conversou com o governador Mauro Mendes para que o União Brasil autorize a desfiliação de Botelho.
Russi assegura autonomia a Botelho numa eventual filiação ao PSB para disputar a Prefeitura de Cuiabá.
“O partido está de portas abertas para ele compor partido, para fazer parte do diretório, para ter espaço, para discutir os municípios do interior, e principalmente para gente ter uma candidatura forte em Cuiabá”, disse.
Atualmente, pela legislação eleitoral, a troca de partido sem justa causa pode culminar em perda de mandato por infidelidade partidária.
Em abril de 2024, ano em que ocorrerá as eleições municipais, será aberto o prazo de 30 dias para troca de partido sem punição de mandato apenas aos vereadores, no período que se denomina "janela partidária".
Atualmente, o presidente da Assembleia Legislativa é o principal nome do partido, juntamente com o deputado federal Fábio Garcia, para disputar a Prefeitura de Cuiabá. O MDB e o PSD são outros partidos que já convidaram Botelho.