Segunda-feira, 14 de Julho de 2025

22 de Maio de 2024, 07h:30 - A | A

Poderes / POR UNANIMIDADE

Senado aprova projeto de Jayme Campos para enfrentamento às "catástrofes climáticas"

Ideia é destinar recursos para prevenção e combate à eventos danosos relacionados às mudanças climáticas.

DO CONEXÃO PODER



O Senado Federal aprovou, nessa terça-feira (21), o Projeto de Lei Nº 5098/2019, que prevê a alocação de recursos para o enfrentamento de catástrofes climáticas no Brasil. A matéria foi aprovada por unanimidade, em caráter terminativo, pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e segue para a Câmara dos Deputados.

O projeto, que foi apresentado pelo senador Jayme Campos (União Brasil), prevê que o Fundo Nacional sobre Mudança do Clima destine recursos para a prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, queimadas, incêndios florestais e desastres naturais, como o observado neste momento no Rio Grande do Sul.

A situação no estado gaúcho, que já deixou mais de 77 mil pessoas desabrigadas e mais de 540 mil desalojados, além de 161 mortos, fez com que o projeto ganhasse prioridade e levou à aprovação em caráter terminativo, que significa que a matéria foi dispensada de passar pelo plenário do Senado. Dessa forma, o projeto segue direto para a Câmara dos Deputados.

 

 

“Esperamos agora que a Câmara também dê a devida prioridade para aprovação dessa proposta. É o que esperamos neste momento de tanto sofrimento para a nossa nação”, disse Jayme Campos.

 

 O senador também destacou a possibilidade de o projeto auxiliar na prevenção de situações já vivenciadas pelo país, como os incêndios registrados em anos anteriores na Floresta Amazônica e no Pantanal. Jayme pontuou que o desmatamento e as queimadas provocam “imensos impactos negativos” para a imagem do Brasil no exterior, especialmente para os exportadores do agronegócio, que vivenciam a situação de países estrangeiros imporem restrições aos produtos originados no país, sob o argumento de que o Brasil não impõe políticas ambientais efetivas.

O Fundo Nacional sobre Mudança do Clima existe desde 2009, mas está focado no financiamento de recursos para projetos, estudos e empreendimentos que tenham como objetivo a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Somente para este ano, o orçamento em caixa deste fundo é de R$ 10 bilhões.

A expectativa é que esses recursos sejam também empregados em iniciativas como o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e das brigadas de incêndio dos estados e municípios da Amazônia Legal. O projeto também prevê a destinação de recursos para o Instituto Nacional de Pesquisas do Pantanal, entidade de pesquisa sediada em Cuiabá.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076