Terça-feira, 01 de Julho de 2025

20 de Dezembro de 2023, 16h:20 - A | A

Poderes / MESA DIRETORA

STF conclui julgamento e mantém Botelho na presidência da Assembleia até 2025

Contudo, Botelho está proibido de disputar novamente a eleição para presidente, e Max Russi (PSB) para 1º secretário.

DAFFINY DELGADO
DO CONEXÃO PODER



Por maioria, o Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento da Ação de Inconstitucionalidade (ADI) que põe fim a sucessivas reeleições para presidente e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Por ter sido eleito antes do acórdão do próprio STF, que estabeleceu uma única reeleição ou recondução a partir do biênio de 2021/2022, o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) poderá permanecer no comando do Parlamento Estadual até 2025.

A conclusão do julgamento aconteceu nesta segunda-feira (18), com a apresentação do voto do ministro Dias Toffoli, que havia pedido vista do processo.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela aceitação da ADI. Seu entendimento foi seguido pela ministra Carmém Lúcia, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso, André Mendonça, Luiz Fux, Nunes Marques e Gilmar Mendes. O único divergente foi do ministro Ricardo Lewandowski, já aposentado.

No resultado final, os ministros estabeleceram que serão considerados, para fins de ilegibilidade, as composições do biênio 2021-2022 e posteriores.

Contudo, Botelho está proibido de disputar novamente a eleição para presidente, e Max Russi (PSB) para 1º secretário.

"Acolho, igualmente, a consolidação das seguintes teses de julgamento: (i) a eleição dos membros das Mesas das Assembleias Legislativas estaduais deve observar o limite de uma única reeleição", diz trecho de voto de Moraes.

"O limite deve orientar a formação da Mesa da Assembleia Legislativa no período posterior à data de publicação da ata de julgamento da ADI 6.524 (7.1.2021), de modo que serão consideradas, para fins de inelegibilidade, apenas as composições do biênio 2021-2022 e posteriores, salvo se configurada a antecipação fraudulenta das eleições como burla ao entendimento do Supremo Tribunal Federal".

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076