01 de Outubro de 2021, 14h:41 - A | A

Poderes / CASSADO POR CAIXA DOIS

STF rejeita recurso de suplente que tentava herdar vaga de Selma no Senado

Empresário tentava que fazer com que a Justiça reconhecesse que ele não teve participação nos crimes eleitorais de Selma

CAMILLA ZENI
DA REDAÇÃO



A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o recurso extraordinário movido pelo empresário Gilberto Possamai, 1º suplente da senadora cassada Selma Arruda (Podemos).

No STF, Possamai tentava reformar a decisão que cassou a chapa ou, alternativamente, uma decisão para que não fosse declarado inelegível por 8 anos.

As alegações do empresário já tinham sido levadas para o TSE, onde ele alegou que o órgão não demonstrou qual foi a sua relação com as práticas de caixa dois e abuso de poder econômico que resultaram na cassação da chapa eleitoral, em dezembro de 2019.

Ainda, Possamai tentou alegar que não tinha conhecimento que os valores que emprestou para Selma antes da campanha foram usados de forma ilícita.

Entretanto, o empresário foi responsável por um empréstimo de R$ 1,5 milhão para a campanha da senadora Selma. Segundo a Justiça eleitoral, a candidata omitiu R$ 1,2 milhão de gastos da campanha em sua prestação de contas, representando mais de 70% dos gastos.

Leia também - STF vai analisar recurso de suplente que tenta herdar vaga de Selma no Senado

Possamai argumentou que, ainda assim, as irregularidades teriam efeito apenas em relação à prestação de contas, e não seria proporcional a cassação do mandato. Então, ele tentou reverter sua condenação e assumir a vaga que, hoje, é do senador Carlos Fávaro (PSD).

No TSE, o recurso foi analisado em outubro de 2020 e negado. O Tribunal observou que Possamai contribuiu diretamente para o abuso de poder econômico, visto que foi ele quem emprestou fez o empréstimo. Já as razões que levaram a ministra Cármen Lúcia a rejeitar o recurso extraordinário ainda não foram publicadas.

Comente esta notícia



GRUPO ANDRÉ MICHELLS

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076

RepórterMT
G5 NEWS
CONEXÃO PODER