Sábado, 05 de Julho de 2025

30 de Agosto de 2023, 14h:24 - A | A

Poderes / FALTAM 8 VOTOS

STF retoma julgamento do Marco Temporal

 Com a retomada do julgamento, o ministro André Mendonça deve proferir o seu voto e, na sequência, os demais sete ministros poderão votar também.

DO CONEXÃO PODER



O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (30), o julgamento do processo que vai definir se a tese do Marco Temporal para delimitação de terras indígenas tem ou não validade.

O processo estava parado desde junho por causa de um pedido de vistas do ministro André Mendonça. No momento o placar é de 2 votos a 0 contra o Marco Temporal, com votos de Alexandre de Moraes e Edson Fachin.

 

 O Marco Temporal estabelece que a data limite para delimitação de terras indígenas é o dia 5 de outubro de 1988, quando foi promulgada a Constituição Federal. Nesse caso, só poderiam ser demarcados territórios que estavam ocupados por populações indígenas até aquela data.

 

 Com a retomada do julgamento, o ministro André Mendonça deve proferir o seu voto e, na sequência, os demais sete ministros poderão votar também. Como é uma decisão de repercussão geral, a decisão tomada pelo STF deverá ser aplicada em todos os julgamentos nas instâncias inferiores.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076