Quarta-feira, 02 de Julho de 2025

22 de Junho de 2023, 10h:31 - A | A

Poderes / OPERAÇÃO CAPISTRUM

STJ transfere para dia 30 julgamento que pode afastar Emanuel da Prefeitura de Cuiabá

Sessão de quarta-feira (21) foi adiada por falta de quórum, quando não há julgadores suficientes para votação

RAFAEL COSTA
DO CONEXÃO PODER



A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) transferiu para dia 30 deste mês o julgamento do recurso que pode afastar o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) do exercício do mandato. Inicialmente, o julgamento estava marcado para quarta-feira (21), mas, foi adiado por falta de quórum.

A Corte Especial do STJ é composta por 15 dos 33 ministros mais antigos. O pedido que pode afastar Emanuel Pinheiro é decorrente de um agravo interno de autoria do Ministério Público de Mato Grosso que pede a reforma da decisão do ministro Humberto Martins que cassou liminar do Tribunal de Justiça.

A ministra Maria Thereza de Assis Moura votou a favor da derrubada da liminar, enquanto o ministro Humberto Martins por mantê-la, resultando em um placar de 1 a 1. O ministro Raul Araújo pediu vistas alegando a necessidade de prazo para analisar o caso.

 

 Emanuel foi afastado da Prefeitura de Cuiabá em novembro de 2021, quando foi deflagrada pela Polícia Civil à Operação Capistrum, feita para desmantelar um esquemas de contratações irregulares na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

 

 A decisão do Tribunal de Justiça previa o afastamento de 90 dias. Porém, na prática, durou apenas sete dias após ser revogada pelo STJ.

Comente esta notícia



Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Rua das Orquídeas, 247 Bosque da Saúde Cuiabá - MT 78050-010

(65)33583076